quinta-feira, 24 de março de 2011

A importância das Vacinas.

O bem mais precioso que possuímos é a saúde, que depende de vários fatores. Dentre eles, a vida moderna nos ensina que um dos mais importantes é a vacinação na infância.  
Está certo que ninguém gosta de ficar tomando remédios por ai, mas é muito importante para se ter uma vida longa e se prevenir de diversos problemas de saúde  e se prevenir para conseguir viver mais. A vacina é o fiel amigo de seu filho, pois ela é uma amiga para toda a hora porque nos oferece a imunização de diversas doenças e além de nos prevenir quando crianças nos protegem até chegarmos à fase adulta e às vezes a terceira idade. Ela nos previne de diversas bactérias e vírus causadores de doenças. É claro que as vacinas têm sua determinada idade, mas desde quando nascemos já temos dia e hora marcada para as nossas mamães nos levar para sermos imunizados. As vacinas são tão boas assim porque possuem os microorganismos que são os causadores da doença e com isso o nosso corpo reage produzindo anticorpos que ajudam a combater esses vírus. A vacina inibe o desenvolvimento da doença. A vacina não é algo que o governo manda e exige, porém se você levar isso a sério estará prevenindo a sua vida e também a de seu pequeno. As vacinas são mais eficazes quando se quer o controle e a cura da doença e, além disso, é o método mais barato. 
A prevenção de doenças desempenha, de fato, um papel fundamental na obtenção de uma saúde perfeita. Afinal, alguns distúrbios comuns e mesmo inofensivos, característicos da infância, quando mal-curados, podem provocar danos irreversíveis.



CALENDÁRIO: FUNDAMENTAL

Assim, para que seu bebê goze de uma perfeita saúde e a mantenha quando atingir a idade adulta é imprescindível acompanhar e cumprir rigorosamente o calendário de vacinação.

Todos os bairros da Capital possuem centros de saúde que realizam essas vacinações. Informe-se sobre o centro mais próximo de sua casa pelo telefone: 1520 (Disque Saúde).

BCG (Tuberculose):
1ª dose - 1 mês
2ª dose - a partir de 6 anos (reforço)

HEPATITE B:
1ª dose - 1 mês
2ª dose - 2 meses
3ª dose - 7 meses

PÓLIO:
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)

DPT (difteria, tétano e coqueluche):
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)

HAEMOPHILUS:
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)

SARAMPO:
Dose única - 9 meses

MMR (sarampo, caxumba, rubéola):
1ª dose - 15 a 18 meses
2ª dose - 4 a 6 anos (reforço)

DT (difteria e tétano):
1ª dose - 11 a 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário