terça-feira, 26 de abril de 2011

Psicomotricidade Relacional com as Mamães.

A Psicomotricidade Relacional em meio escolar, visa trabalhar os aspectos motores e relacionais. Semanalmente as crianças participam de nossos encontros, onde por meio de brincar espontâneo é possível assumir seus desejos, percepções, vontades, conflitos, entre outros sentimentos pessoais.
Para comemorar o dia das mães de 2011, convidamos as mamães a participar de um encontro com seus filhos. A proposta é vivenciar o brincar da criança. Muitas vezes, ficamos presos aos nossos desejos e não escutamos o que realmente a nossa criança quer.
Utilizando bolas e tecidos as mães mergulharam no brincar das crianças, sem preocupar-se com o certo ou errado, com o que o outro vai pensar só brincar viver o prazer com sua criança. Foram momentos de muita alegria, emoção e reflexão onde foi possível perceber a importância de tocar e ser tocado e principalmente de ouvir o desejo de nossa criança.


Depoimentos das Mães que participaram:

“Foi muito interessante perceber que muitas vezes tentamos fazer atividades diferentes e muitas vezes brincadeiras simples como jogar bola e brincar com tecido fazem mais sucesso, e faz as crianças muito felizes.”  L.F.


“Simplesmente maravilhoso, foi um momento único e especial. Foi muito bom brincar com minha filha, sempre tento ter esses momentos, mas as vezes isso passa despercebido no dia a dia.” A. P. P.

“Um momento maravilhoso, em que tivemos a oportunidade de interagir com o mundo e rotina dos nossos filhos. Tive o prazer de admirar meu filho brincando com outras crianças, entendi o porque de algumas brincadeiras que o meu filho faz em casa.” C.S.

“Mais uma experiência sensacional de estar com meu filho e participar das atividades do seu dia-a-dia na Ponto a Ponto.” A. M.

“Uma delicia estar em um ambiente seguro em que a única preocupação era se divertir. Parece que o tempo parou, não vi passar. Foi lindo!” S.T.

“Maravilhoso! Foi um momento delicioso que desfrutei com a minha filha. Um momento para conhecê-la  e me conhecer. Parcebê-la foi fantástico e descobri um nova forma de interagir com ela, brincar, foi Demais!” L.A.

“Muito Simbólico. É muito importante saber como são as atividades e o sentido das mesmas com minha filha. Não tenho muito tempo com minha filha, como muitas outras mães, então o máximo que eu puder participar no dia a dia é muito bom.” G.C.

“Extremamente interessante e divertido. É muito gostoso poder brincar e curtir um pouco a pequena dentro do ambiente escolar. Dividir um pouco este espaço que é basicamente das crianças é muito preciosos.” F.C.

“Muito Bom. È interessante estar com ela em um ambiente muito mais dela do que meu, com os coleguinhas dela, as tias dela. Mas a brincadeira mãe – filha é a mesma, o vinculo também, mas a reação das duas é diferente, nova. Foi muito bom.” C. C.




“Foi estranho no início, pois não costumo brincar em publico. Brincamosmuito em casa, de tudo um pouco, porém só nos três. O fato de ficar “exposta” me deixou assustada, mas adorei a experiência.” S.V.

“Muito especial, pois pude participar ativamente de uma atividade que faz parte do dia a dia dela. Acho bem importante sentir aquilo que é importante para ela e perceber o que ela gosta de fazer e brincar. Além de tudo gostar um pouco de energia com ela, do modo dela foi emocionante, pois nem sempre percebemos detalhes das brincadeiras e da criatividade dela.” A.B.

“Muito gostoso, alegre, divertido. É isso que falta as vezes na nossa vida, por algum instante poder se soltar, correr, pular, sem pensar em mais nada. Ainda mais na companhia de nossos filhos.” T.B.

“Uma experiência especial e diferente! Senti-me alegre e também  cansada (fisicamente). Participar da aula de psicomotricidade com a Helena foi um momento único e emocionante! Adorei!”  A.M.

“Uma delicia, pois fizemos coisas que adoramos: corremos, pulamos, caímos sem pressa, pois atualmente a rotina anda cortando esses doces momentos...” P.X.

“Um momento especial, um momento pra viver no mundinho dele, sob o olhar inocente dele. Foi uma horinha mágica, lúdica, simples e feliz!”  V. A.

“Muito legal. Percebi que as 2 (minha filha e minha sobrinha) são muito felizes na escola e liberam a imaginação nas brincadeiras. Com apenas poucos instrumentos, as crianças se divertem muito. Adorei!” C.G.

“Experiência única. =oD  Já sabia que ela gostava, agora entedi porque.” R.L.

“Mágico, por alguns minutos esquecemos do mundo lá fora e entrei para a fantasia com meu filho. Me lembrou o quanto era importante quando um adulto próximo (pai, mãe, irmã) dedicava seu tempo comigo. Foi muito bom e especial.” K.M.

“Mágico. Foi um momento surpreendente pois temos o costume de brincar, mas  ver o meu filho sorrindo, se divertindo, brincando com tanta naturalidade e prazer foi muito bom. Entrar na fantasia dele, brincar sem regras com os seus amigos, no seu “universo” é muito gratificante. Obrigada por esse momento maravilhoso.” C. D.

“Foi muito legal participar com as crianças, brincar de bolas, vestir os tecidos como uma roupa. Foi divertido em todos os momentos da brincadeira com a professora.” L.A.

“Foi muito gratificante poder brincar com minha filha sem regra e do que ela mais queria. Meu deixou muito feliz ver a felicidade dela ao entrar na sala e me ver, percebendo que iria participar da aula com ela. Foi mágico!” T. B.

“Muito gostoso principalmente por ver o que podemos inventar com eles e a alegria que eles ficam. O sorriso da minha filha ao me ver brincando com ela, em um espaço que é dela, foi muito bom!” C.K.


“Muito legal! Meu filho ficou muito feliz com a minha presença e ficou bem agitado. Foi um ótimo início de dia, me deu mais energia para continuar com a longa jornada de trabalho. Muito obrigada pela oportunidade.” M.M.


“Sensacional. Ainda mais que dificilmente consigo brincar somente com 1 deles. (gêmeos) Foi um momento muito gostoso, tanto para mim quanto para o meu filho. Obrigada Tia Elis por proporcionar este momento.” D.H.

“Fantástico! O meu filho interagiu e sorriu muito. A mamãe se acha o máximo. Sentimento de integridade mãe e filho. Adorei!” N.G.

“Uma forma linda de passar ao menos um pouquinho do dia a dia dele na escola. Foi extremamente importante interagir com ele, vendo as de ações e principalmente a felicidade dele com a participação da mamãe! Esse tipo de atividade é muito importante já que a maior parte do tempo não estamos presentes e cada um desses momentos nos faz ficar mais ligadas a eles! Foi muito legal! Vamos repetir!” M.P.

“Uma delicia! Acordamos mais cedo que o normal, para estar aqui e foi muito gostoso! Minha filha já me falavahá 3 semanas sobre a ‘psico’ com as mães e foi muito gostoso estar inteira com ela, com seus amiguinhos e praticipar do universo dela! Além disso, foi bacana brincar e criar com as bolas, tecido e principalmente ter um momento com minha filha aqui na escola!. Obrigada pela oportunidade!” M.R.

“Uma experiência diferente! Apesar de brincamos em casa com as bolas, estar e brincar no “ambiente” deles e ver seu prazer um demonstrar seus brincadeiras e conhecimentos foi bastante gratificante. É descobrir na prática o que estes pequenos fazem na Ponto a Ponto. Perguntei á minha filha o que ela mais gostou da aula: ‘brincar de piquenique’. Já fizemos piquenique apenas 2 vezes, em parques, então acho que serviu para eu agendar um novo muito em breve – hehehe. Muito obrigada pela experiência! ” C.C.

“Super legal! A interação foi uma experiência ótima! Vamos repetir.” N.G.

“ Muito gostoso. Em dose dupla não é fácil, mas poder passar um tempinho exclusivo com cada um foi muito gostoso. Nestas aulas voltamos a ser crianças e dividimos com elas a alegria da espontaneidade. Obrigada mais uma vez.” D.H.

“Um momento de muita intimidade, pois eu entrei numa parte da rotina da minha filha da qual eu não faço parte e para mim foi muito bacana ‘descobrir’ como é um dos momentos dela na escola. Ela ficou reservada, não queria ficar longe. Senti muito carinho da parte dela e eu, claro, + + + + + + apaixonada por ela! AMEI! Obrigada pela oportunidade de uma manhã diferente com nossos filhos!” M.B.

“Um momento muito especial, onde pude compartilhar com meu filho um momento do mundo dele, fora do meu mundo, onde eu achava que tinha tudo sob controle. Aqui pude ver a reação dele diante das outras crianças, e junto a mim, a forma como ele se manifesta. Gastei muito da experiência de dividir uma atividade do meu filho com ele e com os colegas dele. Fazer parte de um mundo que em tese é só dele me fez muito bem, me fez sentir um mãe mas participativa, apesar do pouco tempo no dia a dia, tendo em vista o trabalho diário. Gostei muito, mesmo, de a escola proporcionar isso para as mães, e devia proporcionar isso mais vezes!” M.O.

“Muito prazeroso. Adoro poder participar da rotina da minha filha, poder saber mais do que ela faz na escola, além de poder interagir com os coleguinhas e conhecer melhor as mães. Foi muito feliz de eu estar perto dela, dentro do espaço dela.” R.T.

“Especial, muito bom ter um momento em que tudo foi só brincadeira, a hora passar muito rápido, pena que o tempo foi curto porque o momento foi muito legal, entrar na brincadeira junto com ela coisa que fazemos muito pouco foi impar. Super legal.” R.K.



“Foi muito bom, o contato que conseguimos ter com os filhos na aula de psico é muito bom. Voltamos a ser criança. Estou me sentindo mais leve. Muito obrigado tia Eliz de compartilhar este momento.” T. S.


“Muito proceitoso. Acredito que esta interação mãe/filho seja muito bem para que o filho se mostre de uma forma bem a vontade. Para a mãe é muito bo porque observamos nossos filhos de um outro ângulo, ou seja, interagir junto aos outros amigos e com as outras mães. Sai além do cotidiano da aula da prof. Elis. Gostei muito, espero em breve ter novamente este tempo tão precioso com meu filho.”  V.F.

“Divertido e relaxante. Foi uma experiência bem legal. Uma pausa diferente na correria do dia a dia, em que a brincadeira e o faz de conta junto coma minha filha foi diferente das brincadeiras que a gente faz em casa. Nesse ano, percebe que a minha filha tomava mais iniciativas, conduzia as brincadeiras e foi bem legal. Obrigada por este momento especial. ” A.S.

“Muito gostoso e gratificante! È muito bom poder vivenciar um pouco do dia a dia do meu filho na escola e também ter a oportunidade de brincar e aproveitar a infância dele.” C.D.

“Gostoso, proveitoso porém me senti invadindo o espaço dela, não me senti tão avontade, senti um pouco como “auxiliar de escola”, protetora, difícil de expressar aqui na folha de papel. Fiquei de olho nela porém com atenção em outras crianças também, medo de machucar, que elas se machucassem.” (Mãe e professora da escola)

“Muito muito bom, de alegria de reviver a infância e lembrar que momentos assim são preciosos, nos faz sentirmos alegria de viver. fazê-lo com minha neta foi precioso e tenho certeza inesquecível para toda a minha vida.” M.F.



“Muito gratificante ter esse momento só nosso, para brincar, comer, sorrir... a até chorar. Explorar emoções e muitas vezes sentir-me incapaz de traduzi-las. Sentir que meu pequeno filho, apesar de estar crescendo, gosta de se sentir acolhido pela mamãe e tê-la com exclusividade para ele.” S.B.


“Um tempo gostoso, que eu vi e senti com minha filha se soltar e brincar com muito liberdade. Foi gostoso ver que ela quer dividir este momento comigo. Tive a sensação de mais proximidade com ela.” E.C.

“Muito especial. Todos os momentos em que estamos juntas tornam nossa relação mais próxima e singular. O dia das mães, em especial, é uma data em que relembramos nosso percurso enquanto pais e o quanto a maternidade é importante e gostosa de viver.” A.N.

“Muito importante sentir o ambiente onde a minha filha freqüenta e onde ela se sente tão em casa. A forma como ela constrói os vínculos, suas emoções e movimentos. Senti muito leveza e entrega apesar de não ter tido tempo suficiente para conquistar o contato que eu gostaria com a minha filha. No entanto, entendi que este era o momento dela e procurei buscar um equilíbrio entre buscar a conquista e respeitar a postura dela. Obrigada Elis.” R.M.

“Especial, pois cada momento que eu posso ficar com o meu filho  e participar do mundo dele é incrível. Brincar com ele no espaço dele (na escola) é tão importante para mim quanto para ele, mostra interesse, preocupação.” M.P.

”Muito legal fica um pouco mais com o meu filho, foi um tempo muito gostoso, ele se soltou e brincou com todos nós.” M.B.

“Uma experiência muito gostosa, principalmente porque a brincadeira favorita do meu filho é estar em contato comigo, pai e irmã, fazendo cosquinha, “lutando””, “bolinho”. Não precisa de brinquedo para se divertir. Só soltar a imaginação. Ele estava bem ansioso para essa aula e acho que superou a expectativa dele. Parabéns Elis.” M.S.

“Vivenciar um momento que só ela vivia, entrar no mundinho dela e participar da sua imaginação. Senti como é bom deixar ela guiar a brincadeira. Senti felicidade quando a vi a carinha dela de alegria ao me ver...” S.F.

“Muito importante e gratificante, pois pude participar um pouco do dia a dia da vida e das atividades do meu filho na escola e também aproveitei para dedicar um tempo só com ele. Acho que é importante para eles saberem que os pais estão acompanhando a vida escolar, mesmo que seja numa brincadeira.” C.D.

“Foi  muito legal! Acredito ser prazeroso para ambos. Brincar sem medo e sem mandar, virar criança de novo foi emocionante. Nossa rotina é um  pouco agitada e quase não brincamos juntos, somente nos fins de semana. Valeu a pena, parar tudo e dar atenção somente para ele! Obrigada.” S.C.

“Inesquecível!!! Adorei!!! É muito bom sempre estar perto do meu pequeno, principalmente nos momentos importantes pra ele como o Brincar. Espero poder estar junto dele em outros momentos legais como este. Meu filho e minha filha são as minhas paixões, por eles faço qualquer coisa!” G.A.

“Muito agradável, que me levam há muitos anos atrás, quando jovem havia brincadeiras com os meus cinco filhos e, hoje consigo ainda participar com meu bisneto... Me sinto muito bem e feliz.” M.Z.

“Extraordinário, como todos as coisas que faço com o meu filho. No entanto, o mais gratificante e empolgante é a felicidade dele em me ter por perto, isto é, a realização dele em saber  que eu estou participando do “mundinho” dele. Digo ainda que fico imensamente emocionada, já que é totalmente diferente brincar com ele na frente de outra pessoas, isto porque é uma declaração de amor.” D.R.

“Muito bom porque eu consegui entrar de corpo e alma no mundinho deles. Eu acho que deveríamos sempre ter momentos como esse, momentos de qualidade, ao lado dos nossos filhos. Gostei muito!” S.B.
“Foi  muito bom estar com meu filho, ter um momento só meu com ele. Agradeço a oportunidade.” A.M.

“Foi uma hora muito gostosa, muitas brincadeiras eles se soltaram um monte, eu gostei muito de ficar com eles.” M.E.

“Uma experiência gratificante onde pude estar mais junto com ela no seu mundo escolar e do brincar. É um momento fundamental no crescer com a criança principalmente na correria do dia a dia. Adorei!” L.P.



“Muito especial fazer parte de um espaço da tarde da minha filha e principalmente conhecer mais sobre psicomotricidade. O contato com minha filha e vê-la se expressar fora do contexto de casa + pais foi maravilho. Foi maravilhoso. Foi um super presente esta aula, tomara que existam outras durante o ano! Obrigada.” A.A.

“Maravilhoso! È uma felicidade indescritível poder curtir minha filha em todos os momentos e ainda mais incrível nos momentos que são exclusivamente dela, como o momento em que ela está em sua escolinha. È muito gratificante ver a sua evolução no dia a dia, e a aula de psicmotricidade e estimula em todos os sentidos. Obrigada pela oportunidade.” C. M.

“Muito diferente! No inicio, como sou uma pessoa mais “fechada”, fiquei um pouco desconfortável, mas a medida que a aula foi acontecendo, fui me “soltando” e me diverti muito, fiquei com uma sensação de leveza no final! E também gostei de ver minha filha, pois somos parecidas, acredito que o processo com ela seja parecido com o que aconteceu comigo! Muito legal a idéia de nos chamar para participar! Gostei bastante!” A.C.

“Muito divertido. Se minha filha participasse seria melhor. Na hora de descansar, as professoras tocaram cabelo da gente. Eu senti-me tranqüila. Eu vou começar fazer com minha filha a partir de agora. ” Y.S.

“Uma experiência diferente, por mais que eu tentasse não conseguia imaginar a minha filha durante estas aulas. Foi bom e ao mesmo tempo “estranho”, ver que ela não é tão dependente de mim. Que com a minha presença ela não deixou de brincar com os amigos. E também fazer parte  deste “mundo” que cria sem palavras, me faz entender muitas das brincadeiras que ela faz em casa.” A.P.

“Foi muito bom conhecer um pouco da aula de psico, estas ao lado do meu filho foi gratificante, senti que ele ficou muito feliz com minha presença na escola. Foi ótimo também estar junto com os outros alunos e suas mães. Gostei bastante de ter participado, é uma aula que trabalha o corpo, a coordenação motora,relacionamento e afeto.” A.M.

“Maravilhoso, brincar com as crianças e ficar sabendo como nossos filhos ficam felizes interagindo com toda a turma. Apesar que achei meu filho, retraído um pouco, admirado ou envergonhado, vendo a mãe brincar com os colegas. Sendo que em casa eu sou uma mãe muito participativa, alegre e sempre entro nas brincadeiras com ele, de qualquer coisa...” V.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário